Recanto:


"A única verdade é que vivo.
Sinceramente, eu vivo.
Quem sou?
Bem, isso já é demais...."

Clarice Lispector

"

Quando pratico o bem, sinto-me bem, quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião. Abraham Lincoln


" Há quem possua tesouros em ouro e prata.Os meus são de carne e ossos....Rafael e Guilherme...ambos com brilho e valores excepcionais. "Peta Andrade




segunda-feira, 4 de julho de 2011

ORIGAMI

 Eeis que em minhas andanças pelo mundo, encontrei certa vez, sentado num banco de uma praça de uma cidade cujo nome não me lembro, um velho sábio. Logo que o reconheci sentei ao seu lado para pedir algum conselho que só os sábios podem transmitir.
_Velho sábio, eu queria saber qual é o sentido da vida. Perguntei ansioso.
_Fazes uma pergunta que só tu podes responder. Disse.
_Como assim?
O sábio não me respondeu, em vez disso retirou de seu alforje duas folhas em branco, depois me deu uma folha e começou a dobrar a outra.
_Conheces o origami?
_Sim, é uma técnica oriental que consiste em dobrar uma folha até que esta se torne uma figura.
_Exatamente. É uma técnica milenar. Depois de um momento de pausa disse: _Sabes, o sentido da tua vida é como esta folha em branco.
_O que? Realmente não entendi aquela parábola.
_Cabe a tu escolheres que figura fazer. Cada dobra é uma decisão que tomas e tu escolhes se no final esta folha virará um pássaro, um barco ou um coelho.
         "A vida é como uma folha em branco, e é tu que escolhes que sentido dar para a mesma."
Naquele momento comecei a entender as suas sábias palavras.
_Cada dobra deve ser feita com cuidado pois se dobras errado a folha ficará marcada. Continuou.
          "E somente aqueles que ousam fazer as mais arriscadas dobras conseguem os mais interessantes resultados." Naquele instante o sábio me mostrou um coelho feito com a folha em branco.
Então naquela manhã sentado ao lado de um velho sábio, fiquei dobrando uma folha em branco até que um pássaro surgiu das dobras que fiz. E eram sábias as palavras daquele velho homem.
 
Autor desconhecido

Sua vez:Seu coração é a sua casa.Faça-o, prepare com carinho o seu Origami e escreva nele o que vc mais deseja ter em seu coração, para si e para doar.

 

59 comentários:

  1. eu entendir que cabes de cada um o que vai fazer de sua vida e que cada passo é uma decisão que tomamos na nossa vida e que os mais arricados são os mais incriveis e que no final ver em que se transforma .. E que a vida é como uma folha em branca e que não pode errar pois a folha fica marcada.. Lizandra 6 A

    ResponderExcluir
  2. Cada um de nós escolhemos o sentido que vamos da a nossa vida. Podemos fazer coisas erradas, que em uma folha de papel pode ser uma dobradura errada. E uma decisão 'radical' ou 'arriscada' no final pode ser incrível.

    Pércia dos Santos . 6ª A

    ResponderExcluir
  3. Na vida nós temos que decidir o caminho pra seguir podemos escolher um sentido simples como uma dobradura mais simples mas nem por isso mais fácil, ou então uma dobradura mais difícil e ter um resultado incrível, mas podemos tambem cometer "erros" e o resultado não sair tão bom assim.

    Beatriz Lourenço. 6ª A

    ResponderExcluir
  4. eu percebi que nossa vida e como uma folha em braca cada dobradura e uma decisão qua fazemos e é essa esscolhas que vão mostra a figira que eu vou fazer como o texto diz:"A vida é como uma folha em branco, e é tu que escolhes que sentido dar para a mesma." ai nos se perguntamos .... que figura eu quero fazer ?
    Felipe Caldeira 6A

    ResponderExcluir
  5. Eu entendi que a nossa vida é como uma folha de papel em branco, quando vamos fazer um origami as dobras tem que serem perfeitas.Então temos que escolher uma boa meta de vida, pois se fizermos coisas erradas teremos consequência.

    Alexandre David 6ªC

    ResponderExcluir
  6. A nossa vida pode ser comparada a uma folha de papel, depois de amassada não da pra voltar a trás, e temos saber o que vamos traçar e escrever nela pois cada passo que nós damos terá uma reação no futuro, por que o que plantamos colhemos.
    E nela vamos ter que pensar bem pois afinal só temos uma chance.
    Bianca Reis 6° A

    ResponderExcluir
  7. eu entendi que a vida é como uma folha de papel,depois de amassada não tem como voltar a trás.as dobraduras é como o caminho que vamos fazer,se for uma dobradura difícil é um caminho difícil mas quando chegar no fim nos vamos no surpreender e no papel nós vamos se surpreender com a figura e a dobradura mais fácil é o caminho mais fácil que vamos fazer

    ResponderExcluir
  8. a nossa vida é como uma folha de papel,tem marcas que nunca saram! decisões apareceram na nossa vida! difíceis certamente.por isso temos que ficar fortes e preparados,para enfrentar as mais decisivas decisões na vida para não errar e deixar marcas em nosso coração!
    Vitor Muricy 6ª A

    ResponderExcluir
  9. eu entendi que nossa vida parece com a folha de papel em branco depois que amassa não pode esconder as marcas que ficou, por isso que a vida não é tanta perfeita tem momentos ruins i bons César Alexandre 6 serie turma a

    ResponderExcluir
  10. Cada um de nós temos a chance de escolher nosso caminho que vamos tomar na nossa vida, e que cada erro deixa uma marca, ou até o arrependimento, e aqueles que escolhem o caminho mais difícil vai ter o melhor resultado.

    Maria Amélia Joyce ( 6ª A )

    ResponderExcluir
  11. Fernanda Muricy 6ª A6 de julho de 2011 às 11:40

    Eu achei muito interessante que a nossa vida se compara com uma folha de papel,e cada dobra é como se fosse mudar nossa vida

    ResponderExcluir
  12. Ana luzia Siqueira costa da silva
    Bom como vamos estar daqui a 20 anos ou 40 anos? Não sabemos né?!
    Pois a vida e como uma caixinha de surpresa quem sabe não poderemos estar todos mortos ou quem sabe não poderemos estar voando em um carro, bom só o tempo e vc podem responder
    Foi isso que entedie entender nesse texto pois nem os sábios dos + sábios não podem responder as mais bestas das perguntas sobre sua vida, ela e como um origami vc vai dobando pensando que esta fazendo uma ave guando chega no final descobre que fés um coração
    De sua aluna preferida: Ana Luzia (sesta A)

    ResponderExcluir
  13. Esse testo fala a realidade da vida pois a vida de todos nois e como se fosse uma folha em branco que a cada virada vai se descobrindo coisas maravilhosas como um coração.
    gostei muito do seu blog ede seu testo bejs ! alicia maia 6A

    ResponderExcluir
  14. Gabriele Lima 6ª A6 de julho de 2011 às 15:36

    Cada um de nós podemos escolher o nosso caminho, se você se arrepende tomar uma certa decisão não tem como voltar atrás, é igual uma folha em branco, você que escolhe oque fazer om ela se você errou, sempre vai ficar amaçada.

    Gabriele Nascimento Lima (6ª A)

    ResponderExcluir
  15. vitoria gabrielle 6a6 de julho de 2011 às 17:04

    nunca penssei que minha vida ceria conparada a uma folha de papel,mas parando para rever melhor pode ser sim,pois todas as decições que tomarmos agora enquanto jovens de alguma forma vao modificar o futuru de forma que nem imajinamos e acada uma delas podemos errar deichando alguma marca que nao podemos curar pois acada caminhada é uma nova dobra que temos que acerta para nao marca a folha.

    ResponderExcluir
  16. Nós entendemos que cada decisão em nossa vida nós mostra um resultado, assim como no origami, cada dobradura nos da um resultado e cabe a nós escolher a decisão ou a dobradura quem vamos fazer pois a decisão errada tanto na nossa vida como no origami pode ficar pra sempre e tempo nenhum apagará.
    (Vitória Carneiro 6ª série A)

    ResponderExcluir
  17. Eu entendi que nossa vida é como uma folha de papel em branco temos que fazer cada dobra com mto cuidado,e é nós que escolhemos que sentido dar para ela .
    ,Mas temos que penssar muito antes de fazer cada dobra e fazer com muito cuidado, pois essa dobra nunca mais se Apagará .

    Paloma Beatriz . 6ºA

    ResponderExcluir
  18. Origami..bem...bem...bem...O que posso dizer sobre essa técnica oriental???dobraduras apenas???olha lembra do que a senhora falou???aquela histórinha da folha de papel que uma vez amassada nunca mais fica lisa de novo???mesma coisa do origami,mas o origami também se assemelha a sua vida,cada dobradura cada desição que você toma...Gustavo 6 A

    ResponderExcluir
  19. Professora eu entende que a vida é como um papel !
    Se não tivermos cuidado com o papel ele pode amacar,rasgar,molhar e de tudo que fizermos para tentar desamassar não conseguir da mesma forma é a nossa vida !!
    Se não fizermos boas escolhas na nossa vida ficará marcas para sempre !
    Mesmo que esqueçamos por um momento nunca esqueceremos totalmente!
    Então quem pensa que a vida é uma brincadeira esta muito enganada!Porque tudo que fizermos ficará marcas!
    Beijos
    Milena Araújo 6°D

    ResponderExcluir
  20. eu entendi que a vida é como uma folha em branco, cada dobradura errada que você faz, em sua vida, mesmo que você tente voltar atraz na sua decisão você pode conseguir mas não consegue apagar as marcas da vida...maryanne 6ºA

    ResponderExcluir
  21. "A vida nos surpreende a cada decisão que tomamos, e mesmo por passar por momentos difíceis pode ser comparada a uma simples folha em branco, que apenas uma vez dobrada levará esta marca até o fim de sua existência, é como o destino não é bom nem deixa de ser por questão de sorte! pois quem traça o seu destino é você mesmo.Tem pessoas que passam despersebidas na humanidade simplesmente por que nao tomam de vez em quando decisões radicais que a maioria das vezes é um passo enorme para o sucesso!!!,E o que este texto nos ensina é que devemos tomar cuidado antes de tomar uma decisão, ela tanto pode ser benéfica, quanto maléfica, e se infelizmente for maléfica nada no mundo conseguirá apagar esta marca."
    (Maria Eduarda Cursino 6ªB)

    ResponderExcluir
  22. Entendi que a vida é como um origame,se errarmos quando voltarmos ao começo a folha vai estar toda marcada.E então, devemos fazer as escolhas certas para não corrermos o risco de ficarmos marcados para sempre.
    E mesmo que consertemos vamos ficar marcados para sempre.
    Laís Amenaide 6ªD
    :D

    ResponderExcluir
  23. Entendi que para seguir nossas vidas sem marcas temos que pensar muito antes de fazer coisas,porque as vezes fazemos coisas sem pensar e acaba dando tudo errado e isso nunca vai passar pq marcas são para sempre VICTÓRIA 6ªB

    ResponderExcluir
  24. eu entende que a nossa vida e como se fosse uma folha e que devemos tomar bastante cuida nos momentos que fomos dobra-la e nos momentos das nossas decisões precipitadas para ver se elas vão da certo ou errado poque podem deixar marcas que de forma alguma poderam ser apagadas !!! beijos (luana conceição sexta b)

    ResponderExcluir
  25. Eu entende que a vida é como um papel!
    Se no papel fazemos alguma dobra e pecebemos que ela está errada,e depois voltar para o inicio iremos peceber que fizemos algo de errado no Orgami,assim pode acontecer com a vida.

    Ingrid Silva 6 D

    ResponderExcluir
  26. hyasmim 6ªc
    é a vida é comosefosse uma folha em braco esse texto me esinou muita coisa q cada minuto deve ser valorizado pois ela é bela.

    ResponderExcluir
  27. Realmente,nós temos que fazer escolhas em nossa vida,sem ter medo de correr riscos sem deixar com q o tempo passe sem lutar pelas coisas boas da vida e pelos nossos sonhos.

    Lucas 6ªC

    ResponderExcluir
  28. Professora eu entendi que a vida é como um papel que sempre tem o que nos oferecer como o papel que da para fazer muitas coisas e se nós não fizermos uma dobra certa sempre vai ficar nele e temos que ter cuidado no que pensamos fazemos por que vai ficar como uma lembrança na nossa vida.
    Ranna 6 C

    7 de julho de 2011 12:37

    ResponderExcluir
  29. Concordo plenamente com ele:a vida está ali,pronta para ser moldada por nós.Decidimos o que fazemos com ela,se fazemos um pássaro para voar pra longe ou rasgamos e jogamos ao vento, e se errarmos o origami,ele fica feio e marcado,mesmo que voltemos atrás, nunca mas ficará como antes,a mesma coisa é com a nossa vida.Por isso devemos decidir o que fazer com ela pois só nós temos esse poder.
    Bjs,
    Sophia Leilane 6ªD.

    ResponderExcluir
  30. Eu entendi que nós prescisamos decidir o que queremos de nossa vida é importante ser percistente nas decisoes.Mesmo que seja uma pequena besteira que fizemos,pode ser tarde demais para concertar e pode ficar marcado em nossas vidas para sempre!Temos que tomar cuidado nas descisoes!!

    ResponderExcluir
  31. Cada decisão nos revela uma consequência boa ou ruim, assim com no origami cada dobradura nos dá um resultado que ás vezes pode ser agradavél ou não. (Alícia Fabiane 6ª B)

    ResponderExcluir
  32. Entendi que a nossa vida é como um papel em branco,quando erramos fica cheio de dobraduras que tentamos retira-las mas não conseguimos.E temos consequências boas e ruins na nossa vida,e cada um tende a decidir o que quer da vida.(Sarah Roberta 6ªD)

    ResponderExcluir
  33. professora eu achei otexto muuito interessante pois fala que devemos ter cuidado ao tomar nossas dcisões ,pois se fizermos alguma coisa errada nunca vamos esquecer.

    bjs e abraços
    laila bianca 6ªc

    ResponderExcluir
  34. Quando estamos impacientes, erramos e a folha fica dobrada. Para fazer um origami é preciso observar se as medidas dos lados estão iguais e se dobrou tudo como deveria. È pura verdade que a nossa vida é igual a uma folha branca, que com o tempo vamos preenchendo com estes sentimentos: amor, paz, fé, esperança, fraternidade e outros. O coração de origami feito por mim com muita atenção para não errar, escrevi estes sentimentos que eu desejo para mim e para todos os meus colegas.
    Aline Barbosa de Britto 6ª C

    ResponderExcluir
  35. franncisco vinicius7 de julho de 2011 às 14:50

    Cada dobra que fazemos em nossa vida, pode ser mas um passo para que sejamos felizes, e é esse a mensagem que o texto transmite!!!

    Adorei !!!

    Francisco Vinicius
    6ªd

    ResponderExcluir
  36. Nossa Pró , Adorei o Origami , no inicio , tive um pouco de dificuldade . Mais depois , peguei o jeito e conseguir ,gostei muito da experiência . (:
    Lays Brito 6ºC

    ResponderExcluir
  37. As decisões da nossa vida, como diz o texto, tem de serem pensadas e repensadas. Mas não pensando só em ti mesmo, tens que pensar que nós vivemos em um meio.Então se tu escolhes um caminho disvirtuoso, tu podes, por exemplo, afetar teus amigos e principalmente a tua família.Mas se você escolhe um caminho bom, logicamente você vai ter um bom resultado não só pra ti mas também para todos a sua volta.Então antes de agir, falar,ou até mesmo pensar (que como diz uma pessoa especial também é energia) pense também nas pessoas à sua volta.Afinal qual é a família, o amigo, que quer ver seu companheiro em um mal caminho? Eles querem te ver em um caminho bom. Segues esse caminho mesmo que tenha algumas dificuldades, algumas pedras, algumas barreiras, elas foram feitas para serem vencidas e chutadas. Dobre seu origami com sabedoria, mas não tenha medo de deixar algumas ‘marcas’ nele , pois é errando que se aprende.

    ResponderExcluir
  38. Entendi que a vida nos dá a chance de que nós escolhamos nossos próprios caminhos , e que nós temos que tomar cuidado para não tomar uma decisão muito precipitada para que não deixe uma marca.
    Luana Carvalho , 6ª B

    ResponderExcluir
  39. Entendi que nós mesmos que escolhemos nossas decisões, e fazer o possível para não errar e se nós tomarmos uma decisão errada pode ser fatal pois nós devemos pensar duas vezes antes de tomar qualquer decisão.

    Lucas Gabriel 6ªA

    ResponderExcluir
  40. O texto fala sobre as decisões que tomamos e compara como um origami que cada dobradura é como um decisão,cabe a nós decidir o resultado.muito bom o texto!
    (Bianca 6ªB)

    ResponderExcluir
  41. Eu entendi que a nossa vida é como uma folha de papel em branco, quando vamos fazer um origami as dobras tem que serem perfeitas.Então temos que escolher uma boa meta de vida, pois se fizermos coisas erradas teremos consequência.


    Fernando Amorim 6º serie A

    ResponderExcluir
  42. Marco Aurelio.6ºc:Pro gostei muito desse texto pois fala sobre quando uma pessoa magoua a autra è igual um oricami quando dobra errado não da mais para ageita.

    ResponderExcluir
  43. professora

    o texto nos diz que nas dobras que fazemos é como cada decisão que tomamos na vida e se erramos alguma dobra é como deçisões erradas que tomamos e que não podemos dessamasar ou então consertar!


    "luana 6ª"

    ResponderExcluir
  44. Próoooo eu gostei muito , depois que eu terminei de ler eu refletir e é verdade nossa vida é como uma folha de papel se agente fizer alguma coisa de erradoo não tem como o tempo voltar Beiijos continue assim!!

    ResponderExcluir
  45. gostei muito do texto
    é lindo e interessante
    ele fala que nossa vida parece com uma folha em branco

    Letícia 6ºB

    ResponderExcluir
  46. Andresa Amorim Almeida ( 6 - C )7 de julho de 2011 às 16:41

    Nos mostra que é através dos nossos atos que conseguimos as coisas boas e ruins das nossas vidas. Se machucarmos alguém, podemos ser, nós mesmos os machucados, ou vice-versa.
    Se plantamos o bem, colheremos o bem.
    Então, vamos encher os nossos corações de AMOR, para podermos ser AMADOS...

    ResponderExcluir
  47. Gostei muito desse texto
    lindo mesmo, acho que ele quer
    passar para a gente, que em cada
    "dobra" de nossa vida a genet ter bastante atenção para que não fique marcas.
    beijoos - Lara 6ª B

    ResponderExcluir
  48. A vida é como um papel em branco e as dobraduras são as nossas escolhas boas e ruins....

    EURIDES 6ªD

    ResponderExcluir
  49. Carla Carolina 6°b


    Entendi que a vida e uma folha que si dobra até que se torne uma tecnica de militar que depois de um movimento de pausa persebi que a vida é uma parábola que cabe em nós que é uma figura de fazer a cada obra.

    ResponderExcluir
  50. eu entendi que por causa da pressa de fazer as coisas as vezes a gente acaba fazendo mal feito e essa pressa pode ter consequências irreversível e por causa de uma dobra errada sua vida pode virar de pernas pro ar e é isso
    NARA LETÍCIA 6ª B

    ResponderExcluir
  51. Realmente há três coisas na vida que não voltam... a palavra pronunciada, a flecha lançada e a oportunidade perdida, por isso deve-se haver para todos um momento de reflexão sobre a essência da vida espiritual!! A arte com origamis explana que podemos transformar qualquer coisa que tivermos nas mãos em coisas boas e positivas, é preciso arriscar-se e realizar os dobramentos de maneira correta e vencendo assim os desafios.

    Por João Filipe - 6ªB

    ResponderExcluir
  52. Eu entendi que todos os erros feitos por nos na vida, não poderam ser apagados jamais!BJS
    Beatriz Cruz 6ªb

    ResponderExcluir
  53. È que faz nossa vida somos nós, se fizemos erros não tem como voltar atrás.Então este texto nos diz qual o sentido de nossa vida!

    Karolayne Andrade Alves[6ªD]

    ResponderExcluir
  54. Se nós erramos não temos como voltar ao passado, mas nós podemos modificar o futuro!!!

    Lucas Vinícius 6ªB

    ResponderExcluir
  55. o texto nos mostra sobre machucar a vida que quando agente erra eem uma dobradura agente vaai machucar o papel beem assim é a vida se machucarmos ou quando a gente borra ñ podemos voltar para tras o que passo ñ dar mais para cosertar um erro. Amei o texto ta de parabens . Bjs
    (Maira Stefanne 6°D)

    ResponderExcluir
  56. Maria Clara diz,
    A vida é como esse papel em branco.Uma vez dobrado,nunca mais será o mesma.

    ResponderExcluir
  57. È sim a vida é como um pedaço de papel, se nos dobramos errado ficam as marcas, não podemos nunca mais apagar essas pequenas marcas!
    A vida tamben não pode ser escrita de caneta pois não podemos apagar os erros mas podemos corrigilos na outra linha!

    ResponderExcluir
  58. professora esse texto nos mostrou
    que a vida é bela e digna de ser vivida.Por isso devemos tomar cuidado por que certas palavras podem machucar não só o coraçao mas tambem os nossos sentimentos.

    ResponderExcluir
  59. Professora,com base no texto e no que a senhora explicou sobre o Origami,conclui que nossa vida é igual ao coração, só temos um e se nao cuidarmos ele pode ser destruído.
    Beijos e abrços,Jonas Rafael,6°D

    ResponderExcluir